segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

ESTÁGIOS DESPORTIVOS DE APERFEIÇOAMENTO TÉCNICO


 
Os chamados Estágios desportivos de aperfeiçoamento técnico ou Campos de férias desportivas têm lugar no tempo das férias escolares e uma duração que varia entre os 3 os 7 dias.
Os jovens têm a possibilidade de participar num programa de actividades de aperfeiçoamento técnico da modalidade da sua preferência, conhecer e reforçar laços de amizade, aprender a trabalhar em equipa e adquirir noções importantes sobre educação ambiental, entre outras.
Passamos a referir os aspectos que julgamos mais relevantes na organização destes estágios, a adequar em função da sua duração, tendo como referência a Orientação desportiva.

ORGANIZAÇÃO  DE  ESTÁGIOS  PARA  JOVENS
ORIENTAÇÃO DESPORTIVA

Objectivos gerais
·  Aperfeiçoamento técnico da modalidade
·  Ocupação dos tempos livres
·  Formação integral dos jovens
·  Reforço de laços de amizade e de intercâmbio
·  Conhecimento do meio e da realidade
·  Educação ambiental
·  Noções de Segurança e de Primeiros socorros
·  Fomento da cooperação e trabalho de equipa

Objectivos específicos
·  Prática de situações específicas de aperfeiçoamento técnico de Orientação
·  Aquisição de noções sobre o treino e competição em Orientação
·  Informação sobre segurança e primeiros socorros em meio natural
·  Aquisição de noções sobre respeito e preservação da natureza.

Organização
Factores a ter em conta, a serem tratados com a antecedência necessária, para que, na data de início do campo, tudo esteja definido:

Alojamento
·  Locais onde os participantes possam estar isolados, tranquilos, em segurança e onde o único estímulo exterior seja a natureza.
·  As instalações devem garantir a alimentação, os banhos e possuir espaços exteriores para actividades lúdico-desportivas.
·  São exemplos: os albergues, os parques de campismo, algumas escolas e os centros de estágio.

Alimentação
·  Deve ser equilibrada, variada e ir um pouco ao encontro das preferências dos participantes
·  Nº de refeições por dia: pequeno-almoço, almoço, lanche e jantar
·  Reforço alimentar para as actividades na floresta: a meio da manhã e a meio da tarde (lanche)

Enquadramento técnico
·  Equipa Técnica: director de estágio, director de actividades, técnico responsável, monitores e ajudantes.

Director do Estágio - responsável máximo do Estágio, coordena todo o processo de selecção de monitores, escolha do local, é responsável pela gestão financeira, organiza os contactos com as diversas entidades que colaboram com o estágio, define o tipo de alimentação e participa na organização das actividades.

Director de Actividades - responsável operacional pela organização e desenrolar por todas as actividades do estágio. Este trabalho é realizado em conjunto com o director do estágio, de forma a haver uma coordenação de ideias entre os dois responsáveis máximos do estágio. Na ausência do director do estágio assume a direcção a todos os níveis de decisão.

Técnico de Orientação - (ver “Orientação Técnica”).

Monitores - são responsáveis pelo controlo dos participantes – apoio, acompanhamento e vigilância – e pela colaboração prática na realização das diversas actividades. A relação monitor/participante deve ter em conta a idade e as características dos participantes e não deve exceder, em geral, os dez participantes para um monitor.

É importante que a maioria dos monitores tenha experiência em Orientação, pelo facto de ser necessária a sua participação activa nas sessões práticas. Devem igualmente possuir formação e aptidão pedagógica e conhecimentos de organização, de direcção de actividades lúdicas e de dinâmica de grupos.
É prática corrente recorrer-se ao trabalho benévolo dos professores e/ou treinadores responsáveis pelos alunos/atletas das escolas e/ou clubes presentes durante os estágios, mas que, em geral, não são suficientes para enquadrar os jovens inscritos nos estágios.
No sentido da superação desta lacuna, sugere-se à FPO a criação de cursos de formação para monitores, com a colaboração dos clubes da modalidade.

Divulgação
·  Utilização de meios atractivos para os participantes e esclarecedores para os encarregados de educação.

·  Os meios mais utilizados são a internet, as pequenas brochuras, os desdobráveis e os cartazes, onde deve constar a ficha de inscrição para o estágio – dados pessoais do participante, identificação do encarregado de educação e os contactos da família.

·  A informação deve ser precisa no que respeita à entidade organizadora, localização, acessos, telefones, descrição das instalações, responsáveis pelo campo, número e idade dos participantes, equipamento exigido e aconselhado, actividades a realizar e custo do estágio.

Inscrições
·  Realizadas dentro da data limite, com a ficha devidamente preenchida com letra legível.

·  Após a selecção dos participantes, cujos critérios são definidos pela organização, torna-se pertinente conhecer o perfil dos participantes e dar a conhecer a orgânica do estágio, quer através de uma reunião geral entre os directores do estágio e de actividade e os encarregados de educação quer através do preenchimento de um questionário elaborado para o efeito – não podendo estar presentes na reunião, serão enviados via internet ou correio normal.
Os encarregados de educação devem fornecer algumas indicações sobre as características dos seus educandos: comportamento sócio-afectivo, autonomia, saúde e hábitos, bem como o grau de experiência na modalidade.
Os directores de estágio e de actividade devem expor, de forma sintética, toda a orgânica do estágio, explicando algumas regras que são directamente relacionadas com os encarregados de educação, como por exº, o dinheiro que os participantes podem levar, a hora de visita e de utilização do telefone, a obrigatoriedade de os participantes levarem B.I., fotocópia do cartão de assistência médica e documentos do seguro.

Participantes
·  O número de participantes é definido de acordo com a capacidade das instalações, as actividades a desenvolver e o número de monitores disponível.

·  Também se deve ter em atenção as idades dos participantes e o número de participantes por sexo, de forma a haver um equilíbrio numérico.

Orientação Técnica
·  Torna-se necessária a opção de um profissional de E.F., com um currículo relevante na modalidade, que, em conjunto com o director do estágio e o director de actividades, programe as sessões práticas e que posteriormente dirija, enquadre e coordene os monitores na gestão dos grupos e dos conteúdos dessas sessões práticas.
Este profissional deve ter três a quatro ajudantes (atletas mais velhos) no apoio à colocação, levantamento e manutenção das balizas e sistema electrónico ou manual de picotagem, dos cartões de controlo e preparação dos mapas e outros materiais necessários no decorrer das sessões práticas e teóricas.

·  A educação ambiental e as noções de segurança e primeiros socorros, tornam-se pertinentes num estágio de Orientação, devendo ser leccionadas, sempre que possível, por técnicos experientes nestas áreas, de forma a mostrarem e explicarem aos participantes a fauna, flora, regras de preservação do ambiente e normas de segurança e primeiros socorros em meio natural.

·  Nas actividades que se realizam no interior ou na periferia do alojamento, podemos praticar jogos de animação. São organizados pelos monitores e devem ir ao encontro das expectativas dos participantes, proporcionando momentos de convívio e amizade entre todos, mesmo utilizando situações que envolvam competição entre equipas.

·  Os monitores devem ter um vasto conjunto de jogos, de maneira a poderem fazer alterações de acordo com o balanço da actividade nas reuniões técnicas diárias.

Transportes e comunicações
·  Na realização de actividades fora do local de alojamento é importante a organização de um sistema de transportes, que feita com antecedência, poderá ter o apoio de entidades, como, por exemplo, a autarquia.

·  No entanto, é necessário ter sempre previsto uma alternativa para possíveis falhas.

·  Também é importante haver sempre no campo uma viatura de apoio, se possível de todo o terreno, que poderá ser utilizada no transporte dos lanches, de algum material desportivo ou, ainda, para situações de emergência.

·  Deve ainda haver um sistema de comunicação – rádio, telemóvel – que ponha em permanente contacto os elementos da equipa técnica, especialmente nas situações em que os grupos estão em diferentes locais a realizar diferentes actividades.

Desenvolvimento do estágio
·  Durante a realização do estágio torna-se importante tentar respeitar o que foi planeado. No entanto, o programa pode ser modificado de acordo com o decorrer das actividades ou com as necessidades da organização.

·  A recepção é feita pelo director de estágio após a chegada de todos os participantes. É feita de forma breve, sendo apenas apresentadas as instalações e apresentado o horário da primeira refeição.

·  A distribuição dos participantes pelo alojamento deve ser feita mediante a especificidade do escalão etário e as suas preferências.

·  A reunião geral do primeiro dia serve para apresentar os responsáveis e informar os participantes das regras do estágio como, por exemplo, horários das refeições e dos transportes, utilização das instalações, visitas e participação nas actividades.

·  O recolher dos participantes é feito, com a excepção do primeiro dia, após a realização da animação nocturna. Deve haver alguma tolerância horária por parte dos responsáveis, uma vez que os participantes vêm de uma actividade excitante. No entanto, é aconselhável que, até ao termo da reunião técnica, todos os participantes estejam a dormir.

·  A reunião técnica diária é de grande importância, uma vez que é a ocasião em que se faz o balanço das actividades do dia e se preparam as actividades do dia seguinte.

·  Os períodos de tempo em que os participantes não têm actividade organizada têm como objectivos permitir que os participantes se preparem para as actividades do dia e tenham momentos para as suas próprias brincadeiras, leitura, descanso e correspondência.
·  No último dia do estágio, para além das habituais despedidas, é importante fazer-se uma inspecção às instalações, antes dos participantes partirem, por forma a verificar eventuais esquecimentos e estragos nas instalações.

A organização e realização de Estágios é uma actividade que implica grande responsabilidade e tempo de preparação.
A responsabilidade verifica-se no papel que os directores e monitores desempenham no controlo, durante vários dias, de um número considerável de participantes, de forma a garantir a sua segurança, que as actividades resultem em práticas significativas e que tudo corra na perfeição.

Critérios de êxito a ter em conta em acções de formação e estágios de Orientação para crianças:
§  Adquirir autonomia em ambientes desconhecidos.
§  Descodificar a simbologia de base do mapa (não o relevo ou outros objectos particulares) e poder relacioná-la com o terreno (e vice-versa).
§  Situar-se no terreno pelo sistema da “triangulação” e, portanto, sem bússola.
§  Orientação “espacial”: com o mapa orientado, devem poder optar por uma direcção a seguir.
§  Seguir por um caminho simples: com o mapa orientado – e a técnica do polegar.
§  Não utilizar a sinalética dos postos de controlo da IOF.
§  Adquirir uma velocidade de execução adaptada às suas aptidões, que lhe permita integrar todos estes parâmetros.

REFERÊNCIAS:
·         Animação Desportiva para jovens, Editora Almedina, 2001.













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