sábado, 17 de dezembro de 2011

ORIENTAÇÃO: TIPOS DE TREINO TÉCNICO (II)



OS EXERCÍCIOS DE SIMULAÇÃO

Apesar do  desenvolvimento dos mapas de Orientação no nosso país, existem muitos orientistas que não têm na proximidade das suas residências terrenos cartografados para treinar. Para os mais sortudos o problema é diferente. Depois de algumas épocas a treinar no mesmo mapa, têm a impressão de conhecer o terreno de cor e salteado e a leitura do mapa já não é suficientemente rigorosa.

A fim de ultrapassar estes dois inconvenientes, um novo método de treino técnico apareceu, pela iniciativa de Michel Gueorgiou quando treinava no clube de St. Etienne em França. Trata-se dos exercícios ditos de simulação, que:
  • Podem realizar-se em qualquer lado – numa estrada, num estádio desportivo, num prado, … e não necessitam de terreno cartografado;
  • São suficientemente exigentes, permitindo aos orientistas a sua progressão nos diferentes domínios técnicos.

O princípio destes exercícios de simulação consiste em o atleta resolver os problemas de orientação durante o esforço físico, lendo um mapa. Podemos, por exemplo, correr num estádio, lendo um qualquer mapa de Orientação – da Suécia ou de qualquer outro lugar – previamente escolhido dos que temos guardados em casa. Algumas semanas mais tarde poderemos refazer este exercício no pinhal perto da nossa casa. No entanto, para que estes exercícios sejam benéficos, convém traçar os percursos nos mapas várias semanas antes. Um tal intervalo irá apagar da memória do atleta qualquer solução esboçada, mesmo que ténue, aquando da preparação dos mapas, preservando assim todo o seu potencial técnico.

Se não tivermos grande experiência e conhecimentos como traçadores de percursos, poderemos pedir a um amigo orientista mais competente para o fazer, tornando o exercício mais técnico e formativo.

Feitas em grupo, estas sessões de simulação são muito exigentes no que diz respeito à concentração – os atletas cruzam-se constantemente. São situações ideais para o orientista aprender a permanecer concentrado “no seu casulo”, sem se deixar perturbar pelos outros competidores.

Podemos associar a estes treinos de simulação todos os tipos de treino de preparação física: aquecimento, VMA, limiar anaeróbico, endurance longa, reforço muscular, esforço violento. No entanto, no treino com jovens, apenas propomos que comecem por associá-los ao aquecimento e à corrida contínua de endurance.


Simulação e sessão de endurance

Como estas sessões são realizadas a um ritmo moderado, é a dificuldade do todo-o-terreno e a duração que se evidenciam em termos físicos. O atleta pode igualmente experienciar uma carga mental importante, dado que pode ir a ler o mapa de maneira contínua ao longo de todo o exercício.


Exº 1:Mapa com uma vintena ou trintena de pontos de controlo

Objectivo: escolha de itinerários
Suporte: mapa de Orientação. Simulação.
Só ou em grupo:
Bússola: não
Balizas necessárias: não
Treino físico associado: resistência aeróbica (endurance longo).

Preparação: marcar no mapa um grande percurso de Orientação com uma vintena ou uma trintena de postos de controlo e com um número elevado de opções de itinerários.

No terreno: ler o mapa imaginando correr no terreno que ele representa. Para cada “ponto-a-ponto” o atleta deve escolher a melhor opção de itinerário. Continuar a correr sem ler o mapa, tentando representar mentalmente o trajecto escolhido. Se a leitura tiver sido eficaz, o orientista não terá qualquer “branca” ou esquecimento, aquando desta representação mental. Se necessário deve reler novamente o mapa para verificar a justeza da representação e a seguir avançar para o “ponto-a-ponto” seguinte.

Poder-se-á associar este exercício a uma sessão de endurance (corrida contínua), que será tanto mais longa quanto maior o número de pontos de controlo traçados no mapa. Poder-se-á igualmente associar este exercício a outro tipo de treino físico mais curto e mais intenso (limiar anaeróbico, por exemplo) – neste caso se não houver tempo para estudar todo o percurso marcado, poderemos reservar o resto para a sessão de treino seguinte.



Exº 2:Desenhar o relevo

Objectivo: aprender a interpretar o relevo
Suporte: mapa de Orientação. Simulação.
Só ou em grupo:
Bússola: não
Balizas necessárias: não
Treino físico associado: resistência aeróbica (endurance).

Preparação: desenhar no mapa um grande número de setas numeradas (com cerca de 2 cm de comprimento). Trata-se de observar pela leitura do mapa como evolui o relevo ao longo da seta. Para este exercício, para além do mapa, é desejável transportar um cartão e uma caneta para anotar as respostas.

No terreno: para cada seta, ler o mapa a fim de observar a forma do relevo que a seta atravessa e anotar a resposta no cartão previsto para o efeito. A resposta será uma cruz (X) na casa do cartão que acharmos que corresponde à forma do relevo que a seta atravessa. Verificar as respostas no final do treino, relendo o mapa.



















PICTOGRAMAS
SETAS
A
B
C
D
E
1





2





3



x

4





5





6





7





8





                                Exº de CARTÃO


REFERÊNCIAS:
·         Thierry Gueorgeous – internet;
·         Jean-Daniel Giroux, 2003.



Sem comentários:

Enviar um comentário