sábado, 5 de maio de 2012

A ESCOLHA DOS ITINERÁRIOS (III)



AS VANTAGENS DA ANTECIPAÇÃO. COMO REALIZÁ-LA
A antecipação faz parte dos 3 automatismos de base a adquirir em Orientação. De facto, é essencial “ter a cabeça à frente das pernas” (ver antes de agir). É pela leitura do mapa que a antecipação se torna possível. E quanto mais a representação que o mapa transmite ao orientista é clara e rapidamente compreendida por este, tanto mais tempo fica na sua memória – neste estádio, a leitura do mapa é realmente eficaz.

A antecipação deve fazer-se em 3 momentos distintos:
1.    Itinerário de ligação entre dois pontos de controlo;
2.    Na aproximação à baliza;
3.    Escolher o itinerário vários pontos de controlo antes.

Iremos falar aqui do primeiro caso – realização do percurso entre um ponto de controlo e o ponto de ataque selecionado para o ponto seguinte. Assim, neste caso, poderemos por em evidência três vantagens em antecipar, em função dos três níveis de prática.


As vantagens da antecipação
Na iniciação – o orientista procura antecipar para não parar de correr e poder encadear o percurso parcial sempre em corrida. Esta competência automatiza-se ao mesmo tempo que outras competências que têm a mesma finalidade: fazer as provas sempre a correr (corrida contínua). Isto é:
·      Estar disponível para observar o terreno em corrida – os elementos da paisagem chegam mais depressa do que marchando;
·      Saber ler e interpretar o mapa em corrida;
·      Saber fazer um azimute com precisão com a bússola e segui-lo, sempre em corrida.

Na fase do aperfeiçoamento – a antecipação é uma ajuda mental muito preciosa para o orientista permanecer concentrado durante toda a prova. O orientista que antecipa ao longo dos itinerários mantém permanentemente o seu espírito virado para o objectivo a atingir e evita as fases de desconcentração que lhe podem ser fatais.

Na fase da performance – a antecipação tem a ver com a auto-confiança – o orientista que antecipa, sabe, por definição, por onde vai.


Como antecipar, progredindo no itinerário de ligação entre dois pontos de controlo ?

Antecipar em Orientação, é prever, graças à leitura do mapa, os elementos do terreno que o orientista irá encontrar. Trata-se de cortar o itinerário em pequenos troços (fragmentos). Esta divisão não é pre-estabelecida no momento em que o orientista escolhe o itinerário. Ele opera à medida que progride no terreno. É a representação mental de um elemento característico do terreno que há-de aparecer e de outros elementos intermédios que ele selecionou e que espera ver, que definem cada troço. Deste modo, ele sabe sempre onde está. Não forçosamente no mapa, mas em relação ao troço que ele fez do itinerário.

A dificuldade consiste em simplificar esta operação. Quer dizer, em reduzir o número de objectivos intermédios – e, portanto, o número de troços – escolhendo-os de entre os mais fáceis de encontrar.

A partir do momento que o orientista domina este automatismo, sabe permanentemente que está “em rota” para o elemento selecionado. Tem confiança. Trata-se de um trunfo psicológico muito “performante”. E tanto mais quanto a antecipação permite ao atleta detectar mais facilmente os erros que comete e evitar que lhe custem muito caro.


REFERÊNCIAS:
·      Jean-Daniel Giroux, 2003;



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