AS SESSÕES DE QUALIDADE
A velocidade máxima aeróbica (VMA) é a velocidade de corrida do atleta quando atinge o consumo máximo de oxigénio (VO2 max.).
A VMA pode estar compreendida entre 8 e 24 Km/h, dependendo de factores genéticos e do nível de treino do indivíduo.
Conhecer a VMA é indispensável para a planificação do treino individualizado. Este valor dá excelentes indicações sobre o potencial presente e futuro do orientista.
As sessões de VMA
Estas sessões contribuem para a melhoria do VO2 max. e da PMA (Potência Máxima Aeróbica) do atleta. É a melhoria da PMA que permite desenvolver a velocidade de corrida. Devemos realizá-las de preferência em terreno de treino plano para limitar a produção de ácido láctico e permitir uma corrida rápida sem riscos de lesões (entorses ...), como por exemplo: um belo relvado, caminhos planos sem pedras ou raízes, …
O êxito das sessões de VMA ou a capacidade do orientista realizar as repetições previstas – programadas pelo treinador – vai depender do ritmo escolhido.
Este ritmo é determinado através de teste laboratorial ou teste de pista (2.000 ou 3.000 metros, conforme o nível do atleta).
Teste de pista:
A seguir a um aquecimento, o atleta corre os 3.000 ou os 2.000 metros, conforme o seu nível, o mais rápido possível, mas de forma regular. Este teste vai dar um tempo cronometrado, a partir do qual, graças a uma tabela de correspondência, o atleta pode estabelecer o tempo de corrida das séries (200, 300, 400 ou 500 metros) para as sessões de VMA (ver abaixo a tabela).
As sessões de treino da VMA também podem ser efectuadas na floresta, depois de o orientista ter memorizado as sensações do seu ritmo VMA em pista.
REFERÊNCIAS:
· Jean-Daniel Giroux, 2003.
Sem comentários:
Enviar um comentário